quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ivo diz a António: «O teu Segredo é alguma arte ou profissão»

Ivo acordou com o raciocínio nítido e não quer perder nem um minuto para confrontar António com a clareza das suas deduções mais recentes. Conta-lhe que tem andado a prestar atenção à forma como o Pastor formula os seus palpites e vaticínios. O Surfista reparou que o Pastor tende a conceber os Segredos dos restantes companheiros de Casa em torno da sua profissão, da arte ou do ofício que têm ou que ele julga terem: «piloto de aviões, vendedor, modelo, polícia, assaltante», aponta Ivo como exemplo. Tal detalhe leva-o a concluir que o que acontece com António é revelador: «... tu estás a ir pelo teu próprio caminho!».
António estremece, mas disfarça com algumas risadas, pretendendo afastar as suspeitas do amigo e lembrando que a sua Profissão não é segredo: todos sabem que é pastor. Ivo percebe que as suas ilações causaram desconforto no amigo e estuda-o com ar trocista, tentando avaliar se as setas que disparou acertaram ou não perto do alvo.
Finalmente, Ivo crê estarem criadas as condições para lançar sobre a mesa a sua melhor cartada. Afirma estar convencido que «o teu Segredo é alguma arte ou profissão». Aguarda para ver o efeito. António força ainda mais o riso: «Tu és maroto!...», atira misteriosamente. Percebe-se que o Pastor está a começar a ficar atrapalhado. Nunca ninguém tinha tacteado tão próximo do Segredo que oculta. Terá Ivo detectado que assim foi?


Sem comentários:

Enviar um comentário