sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Secret Story - Vitor dá a volta ao jogo e termina relação, deixando Ana Isabel de rastos

Ana Isabel regressa ao quarto e fica para morrer. Encontra um Vítor firme e convicto que lhe comunica que a relação «acabou».

Vítor repete a Ana Isabel que a ama e que, por isso mesmo não pode deixar passar o que as evidências lhe gritam há semanas: a frieza dela, a distância, o facto de fugir dele, de se negar a conversar, de nunca o procurar para nada. Vítor vai direito ao ponto: «da tua boca sai que "gostas muito de mim", mas nunca te ouço dizer "eu amo-te", já reparaste?!».

Ana Isabel vai cedendo o lugar de protagonista na conversa. Agoraé elaquem ouve e Vítor quem fala e dá cartas. Diz-lhe que a relação dos dois termina ali e que tenciona abandonar a Casa hoje mesmo. «Entraste aqui com um objectivo teu, tens jogado sozinha e ficas livre para continuar o teu jogo. Eu vou tratar da minha vidinha.» Ana Isabel estremece: «como?!». «Vou seguir em frente!», anuncia ele.

Ana Isabel percebe que perdeu o espaço para argumentar e que Vítor além de magoado está determinado. Ele evoca o facto de ter uma filha, família e amigos lá for a, «que já me viram fazer uma figura muito triste devem estar com muito pouco orgulho de mim». Foi educado segundo «princípios e valores»: «eu não sou assim. Tenho que sair com dignidade e ser um homem de coragem». A advogada sente o chão fugir debaixo dos pés com a reviravolta nos acontecimentos. Chora sem parar e admite ter «errado muito por não conversar contigo». Admite que agiu assim «por raiva», em reacção a atitudes de Vítor, dando a entender que talvez fossem motivos anteriores à entrada na Casa dos Segredos. Vítor diz-lhe que ela só vai saber «o que é sofrer quando amar verdadeiramente». Acrescenta que quer «ser feliz» e que «o mundo não acaba hoje». Ela implora-lhe que fique e não saia «sem pedir primeiro para falar com um psicólogo». Ele afirma que teve «muitos comportamentos estúpidos e já fiz muita coisa cá dentro que me fez perder muito lá fora».quer restaurar a honra perdida.
Ana está de rastos e afirma que não consegue «seguir em frente» sem ele. Radical e muito racional, Vítor limita-se a colocar um ponto final na conversa: «Tu que és tão raional em tudo: pensa. Conheces-me, sabes que sou um homem de coragem e que não estou para aturar certas coisas apesar de te amar. É como tu gostas de dizer: ¿paciência, eu sou assim¿. Vou sair, vou atrás de mim e acho que tenho esse direito». Coloca-se de pé e atira: «para mim há coisas mais importantes que o dinheiro». Segundo desabafa: «a certa altura pensei que devia ter perdido qualidades ou estar louco, mas afinal não!». Da porta deseja-lhe: «olha, boa sorte! Tchau!». E remata: «Não chores ! Olha, vai mas é almoçar!».
Ana Isabel fica a chorar, deitada na cama, completamente desnorteada.

Sem comentários:

Enviar um comentário